Durante patrulhamento na madrugada deste sábado (01/04) na BR-163 em Santo Antonio do Sudoeste, a Polícia Militar avistou um caminhão de cor branca transportando bovinos sem documentação. O veículo foi abordado e constatou-se que estava transportando 23 bovinos de pelagem característica de gado oriundo da Argentina, sem a devida documentação exigida, como o GTA (Guia de Trânsito Animal) e NF (Nota Fiscal).
A ocorrência foi atendida também pela Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) e pelo Ministério da Agricultura. Os animais serão abatidos, o caminhão encaminhado à Receita Federal em Dionísio Cerqueira, SC, e o responsável pela carga responderá judicialmente. A carga foi avaliada em cerca de R$ 290 mil.
O transporte clandestino de gado da Argentina para o Brasil representa um risco para a exportação de carne paranaense, que é considerada livre da febre aftosa, enquanto o país vizinho ainda precisa vacinar o rebanho. A ação das autoridades é importante para garantir a segurança alimentar da população e a preservação da sanidade dos rebanhos.
Via: Vale Sudoeste/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação/PM