Uma comitiva formada pelos vereadores de Francisco Beltrão Tupy Prolo, Oberdan Saretta, Jean Emiliano e Ronaldo Bizotto veio a Toledo na quinta-feira (19) com o objetivo de conhecer a estrutura da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU), em especial o funcionamento da Guarda Municipal. O município do sudoeste do Paraná busca subsídios para a implantação deste serviço em seu território.
Durante o encontro, o secretário da SSMU, Major Christian Guilherme Goldoni, expôs o trabalho realizado pela corporação, atualmente composta por aproximadamente 130 agentes, que envolve o monitoramento dos prédios públicos, rondas ostensivas, trânsito, defesa civil, entre outras situações. “Temos um bom volume de trabalho e agora estamos em processo para termos a nossa Guarda Municipal armada. Em serviço ou à paisana, os agentes poderão portar o armamento cedido pela Guarda Municipal de Toledo dentro do território estadual”, explicou.
Segundo o vereador Oberdan Saretta, que é policial militar da reserva, eles têm buscado locais onde a Guarda Municipal funciona e Toledo é um bom exemplo. “A gente se surpreendeu com a estrutura que a Guarda Municipal de Toledo possui, com departamentos bem definidos. Acreditamos ser uma boa proposta para o nosso município”. Oberdan ainda acrescentou que os integrantes da SSMU foram bastante receptivos e agradeceu em especial o Major Goldoni que foi seu comandante no Batalhão da Polícia Militar em Francisco Beltrão.
O secretário Major Goldoni orientou os visitantes a buscarem as legislações que regem os serviços das guardas municipais no Brasil, evitando situações que possam gerar problemas futuros. Também participaram da recepção o diretor de Segurança, GM Edson de Sousa Gomes, e os GM’s Erminio Cavasini e Genuir Giaretta.
Via: Assessoria Município de Toledo - Foto: Divulgação