Comemorando uma década de engajamento no Maio Amarelo, a Delegacia da PRF de Pato Branco PR, divulga o balanço das ações educativas realizadas durante o Maio Amarelo. O tema deste ano foi "No trânsito, escolha a vida", contou com apoio de vários setores da esfera do governo, órgãos e instituições públicos e privados afins e correlatos com o setor dos transportes.
Ao longo dos últimos 10 anos, a PRF tem desempenhado um papel fundamental na disseminação de informações sobre segurança no trânsito, buscando reduzir acidentes e preservar vidas nas rodovias brasileiras. Durante o Maio Amarelo deste ano, as ações educativas foram ainda mais relevantes, impactando positivamente a sociedade.
A Delegacia de Pato Branco/PR promoveu uma ampla gama de atividades educativas em todas suas três Unidades Operacionais. Realizou ações conjuntas com diferentes instituições como o Corpo de Bombeiros, SEST/SENAT e prefeituras. Intensificou as abordagens a ônibus, distribuiu materiais educativos, como panfletos informativos, visando fortalecer a mensagem de segurança viária e realizou palestras em escolas e empresas.
No período, foram realizadas operações de combate ao excesso de velocidade, alcoolemia ao volante, ultrapassagens proibidas, uso indevido de dispositivos de segurança e outras infrações que colocam em risco a vida dos condutores e demais usuários das vias, sensibilizando mais de 2.600 pessoas, apenas em campanhas educativas.
Os resultados alcançados foram expressivos. Durante as ações de fiscalização, 46 condutores foram autuados por dirigir sob o efeito de álcool ou recusar-se a se submeter ao teste, 93 pessoas flagradas sem o cinto de segurança, 94 ultrapassagens em locais proibidos, além de 6 pessoas dirigindo com o celular ao volante. A fiscalização também teve um papel importante na conscientização dos condutores sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e adotar comportamentos seguros nas estradas.
A PRF segue empenhada em promover a segurança viária em todas as épocas do ano. A segurança no trânsito é uma causa contínua que requer esforços constantes. Nossas escolhas salvam vidas!
Via: Assessoria Polícia Rodoviária Federal - Foto: Divulgação