Câmara de Francisco Beltrão encerra 2025 com números recordes e Selo Diamante de Transparência
Legislativo beltronense alcança reconhecimento nacional em transparência, economia de recursos e eficiência administrativa
A Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão encerrou o Ano Legislativo de 2025 com resultados considerados históricos para o município. Entre os principais destaques está a conquista do Selo Diamante de Transparência, recebido pela primeira vez, além de recordes em produtividade legislativa, economia de recursos públicos e ampliação de ações voltadas à participação da comunidade.
O Selo Diamante é o mais alto reconhecimento nacional em transparência pública e é concedido a órgãos que atingem excelência na divulgação de informações e no acesso aos dados públicos. A certificação faz parte do Programa Nacional de Transparência Pública, iniciativa da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil. No mesmo ano, a Câmara também foi reconhecida como a 6ª mais econômica do país e homenageada pela União Brasileira de Vereadores pelo destaque em eficiência e inovação.
A atuação legislativa ao longo de 2025 resultou em 80 Sessões Ordinárias realizadas. Durante o período, tramitaram 175 projetos de lei, sendo 83 de autoria do Legislativo e 92 do Executivo. Os vereadores ainda apresentaram 705 indicações, 538 requerimentos e 41 moções de aplausos. Duas Comissões Parlamentares de Inquérito foram instaladas, uma já concluída e outra em andamento.
Além das atividades internas, os vereadores atuaram de forma articulada junto aos governos estadual e federal na busca por recursos. Esse trabalho resultou na captação de mais de R$ 100 milhões destinados a investimentos no município, com foco em áreas como saúde e infraestrutura urbana, especialmente pavimentação de vias.
O balanço do ano também aponta medidas administrativas e institucionais relevantes, como a redução salarial de cargos comissionados, a revisão da Lei Orgânica Municipal e a revitalização do prédio do Legislativo, ambas em andamento. Foram criadas comissões para acompanhar a revisão do Plano Diretor e melhorias no transporte coletivo urbano, além da realização de audiências públicas sobre temas como vagas em CMEIs, segurança pública e escola em tempo integral.
Entre as inovações implementadas em 2025 estão a criação das Procuradorias da Mulher, da Juventude e da Pessoa Idosa; a implantação do Parlamento Jovem, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral; a criação da Ouvidoria; a modernização do sistema de transmissão das sessões, com redução de 50% no custo operacional; a atuação de intérpretes de Libras; a adoção da votação eletrônica e a realização do 1º Encontro de Idosos.
As Sessões Ordinárias da Câmara de Francisco Beltrão serão retomadas em 2 de fevereiro de 2026, com a abertura do novo Ano Legislativo. Durante o recesso, o Legislativo poderá ser convocado para Sessões Extraordinárias em caso de matérias urgentes. Também foi formada uma Comissão Representativa, composta por sete vereadores, responsável por deliberar assuntos de interesse do Poder Legislativo sempre que necessário.