Na tarde desta segunda-feira (10/07), uma operação conjunta entre a Polícia Militar, Polícia Federal e Receita Federal resultou na apreensão de uma carreta carregada com cerca de 25 toneladas de resina de pinus, proveniente da Argentina. A ação teve como objetivo combater crimes transfronteiriços na região de fronteira entre Brasil e Argentina.
Após receber uma denúncia sigilosa, as equipes de segurança deram início às diligências, que culminaram no encontro da carreta mencionada em um barracão no município de Flor da Serra do Sul. O proprietário do veículo, um homem de 31 anos, foi abordado e informou que a carreta estava carregada com 124 tambores de aproximadamente 200 kg, contendo resina de pinus.
Durante a verificação da nota fiscal apresentada pelo abordado, constataram-se diversas divergências, levando à orientação de apreensão da carreta, do semi reboque e da carga, totalizando aproximadamente 25 toneladas de resina de pinus.
Ao consultar os sistemas, foi descoberto que o proprietário do veículo já havia tido outro caminhão apreendido pelo mesmo crime, em junho deste ano, quando foram apreendidas 14 toneladas de resina de pinus.
Devido a problemas mecânicos, a carreta e o semi reboque permaneceram no barracão até que os reparos sejam realizados. Em seguida, serão encaminhados para a Receita Federal de Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina, para os procedimentos legais cabíveis.
Os envolvidos serão responsabilizados pelo crime de contrabando, conforme previsto no Art. 334 do Código Penal, que estabelece pena de 1 a 4 anos de reclusão.
Essa ação conjunta reforça o compromisso das forças de segurança em coibir crimes transfronteiriços e proteger a integridade do território nacional, garantindo a aplicação da lei e combatendo o contrabando e outras práticas ilícitas.
Via: Vale Sudoeste/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação/PM