Sudoeste

Pinhal de São Bento conquista o segundo lugar na Campanha de Prevenção à Dengue da Regional do SESC

O município de Pinhal de São Bento conquistou o segundo lugar na campanha de preven...

18 set 23 - 22h18 Redação Vale Sudoeste
Pinhal de São Bento conquista o segundo lugar na Campanha de Prevenção à Dengue da Regional do SESC

O aplicativo SESC/PR ofereceu uma competição interativa na qual os participantes documentaram, por meio de fotografias, focos identificados (antes) e focos eliminados (depois). As imagens valiam pontos para os participantes.

O município de Pinhal de São Bento conquistou o segundo lugar na campanha de prevenção à dengue “Aqui o Mosquito não entra”. Promovida pelo SESC/PR, em parceria com a prefeitura de Pinhal de São Bento, por meio da Secretaria de Saúde do município e Secretaria de Educação, a ação teve como objetivo conscientizar a população e criar uma mobilização estadual na eliminação de possíveis focos e criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. A disseminação da campanha foi realizada pelo departamento de Vigilância em Saúde e pelo Departamento de Vigilância Sanitária, e visou a remoção mecânica de focos do vetor Aedes Aegypti.

O aplicativo SESC/PR ofereceu uma competição interativa na qual os participantes documentaram, por meio de fotografias, focos identificados (antes) e focos eliminados (depois). As imagens foram compartilhadas dentro do próprio aplicativo e valiam pontos para os participantes.

A Campanha teve como objetivo principal a remoção dos possíveis criadouros do Aedes Aegypti, mosquito que transmite a Dengue, Zika Vírus, Chikungunya e Febre Amarela urbana, buscando criar uma consciência social na população. Dados mostram que 80% dos criadouros são encontrados nas residências, em locais e objetos como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos sob vasos de plantas, ou qualquer outro aparato que possa armazenar água da chuva. No período de frio é muito comum encontrar também em piscinas, já que são pouco utilizadas e muitas vezes ficam sem manutenção ou sem capa protetora.

Os professores trabalharam o tema com as crianças da rede municipal de ensino e fizeram diversas atividades. Além disso, os integrantes do grupo baixaram o aplicativo do SESC/PR e criaram uma equipe de combate à dengue, registrando os focos eliminados. A entrega do troféu e medalhas foi realizada na Sede do Sesc em Francisco Beltrão e contou com a presença do secretário de Saúde Vilamar Bazanela, a Técnica de enfermagem Ivonete Cargnin e o agente de endemias Claudecir Gelinski.  Ivonete participou da premiação pois quando o projeto ocorreu ela era a coordenadora da dengue no município.

Via: Assessoria Município de Pinhal de São Bento - Foto: Divulgação


Whatsapp Vale Sudoeste - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, para o nosso WhatsApp ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: http://bit.ly/3c3i3BC



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.