A Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento divulgou os números do levantamento do Valor Bruto de Produção Agropecuária (VBP) referentes ao ano de 2022. No âmbito municipal, Pinhal de São Bento apresentou um Valor Bruto de Produção de R$ 112.128.013,82 no ano passado, um crescimento de 5.6% em relação ao valor registrado em 2021, que foi de R$ 106.104.624,50.
O município se destaca na produção agropecuária, principalmente na bovinocultura, produção leiteira e no cultivo de grãos. Essas atividades são apontadas como as maiores fontes de produção local.
O levantamento do VBP é abrangente, incluindo cerca de 350 culturas, que englobam produtos da agricultura, pecuária, piscicultura, silvicultura, extrativismo vegetal, olericultura, fruticultura, plantas aromáticas e ornamentais.
No contexto paranaense, os setores pecuário e de produtos florestais ganharam destaque, ampliando sua participação no Valor Bruto de Produção (VBP) agropecuária do estado em 2022. Enquanto a pecuária aumentou sua participação de 48% para 51% em relação ao ano anterior, a produção florestal passou de 3% para 5%. A agricultura, por sua vez, teve uma redução de sua participação, de 49% para 44%, em parte devido às adversidades climáticas como geadas e estiagem.
Via: Vale Sudoeste/Luiz Felipe Max - Foto: Secom/Pinhal de São Bento