
Nesta quarta-feira (15/3), a Polícia Federal deflagrou a operação Mascate, com o objetivo de desarticular um grupo familiar dedicado ao descaminho de vinhos em cidades da divisa entre Brasil e Argentina. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em empresas e residências de proprietários nas cidades de Dionísio Cerqueira/SC, Bom Jesus do Sul/PR e Barracão/PR.
Os alvos da operação são pessoas que possuem lojas de comércio de vinhos na Argentina e teriam criado outras empresas do mesmo ramo em território brasileiro. Investigações apontam que as lojas ofereciam vinhos argentinos a preços significativamente menores do que os oferecidos por outras empresas que atuam na venda de vinhos argentinos na região.
Além disso, os investigados teriam movimentado grandes quantias de dinheiro nas contas das empresas investigadas, valores que não condizem com as declarações formais e levantam suspeitas de lavagem de dinheiro. Na operação, foram autorizadas apreensões de valores, joias, obras de arte, veículos e outros itens de luxo, devido à elevada condição econômica dos investigados.
Os envolvidos são investigados pelos crimes de descaminho e lavagem de dinheiro, cujas penas máximas somam 14 anos de reclusão. A operação Mascate é mais um esforço da Polícia Federal para combater o crime organizado e proteger a economia nacional.
Via: Vale Sudoeste/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação/PF