Brasil

Servidores públicos afastados em operação que investiga desvios na saúde na fronteira

Contratos fraudados tem valores superiores a R$ 30 milhões

12 nov 24 - 14h18 Atualizado 12 nov 24 - 15h55 Vale Sudoeste
Servidores públicos afastados em operação que investiga desvios na saúde na fronteira

Em uma grande operação deflagrada pela Polícia Federal nesta terça-feira (12), sete cidades de Santa Catarina e uma no Paraná foram alvo de mandados de busca e apreensão, resultando no afastamento de dois servidores públicos de Dionísio Cerqueira (SC) e cinco funcionários de uma Organização Social (OS) de Florianópolis. A investigação, nomeada Operação Anatomia da Saúde, apura desvio de verbas públicas destinadas ao setor de saúde.

A ação tem como foco contratos envolvendo o Hospital Municipal de Dionísio Cerqueira, gerido pela OS Instituto Santé, com valores superiores a R$ 30 milhões. O Ministério Público de Contas de Santa Catarina já havia identificado possíveis irregularidades nos processos licitatórios, como falta de publicação de edital e direcionamento nas contratações, além da dispensa indevida de licitação. Os investigados podem enfrentar acusações de fraude em licitações, desvio de recursos e lavagem de dinheiro, com penas que podem ultrapassar 20 anos de prisão.

Segundo a prefeitura de Dionísio Cerqueira, o município não foi alvo direto da operação, mas afirma que está comprometido em colaborar integralmente com as autoridades para esclarecer os fatos. O Instituto Santé, por sua vez, reforçou seu compromisso com a transparência, declarando que todas as informações solicitadas foram prontamente fornecidas.

A Polícia Federal também implementou medidas adicionais, como o sequestro de bens e a suspensão de contratos públicos das pessoas físicas e jurídicas envolvidas. Os mandados foram cumpridos em Florianópolis, Dionísio Cerqueira, Joinville, Jaraguá do Sul, São José, Rio do Sul, Mafra (todas em SC) e Barracão (PR), como parte das ações para garantir o avanço das investigações.


Via: Vale Sudoeste/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação


Whatsapp Vale Sudoeste - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, para o nosso WhatsApp ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: http://bit.ly/3c3i3BC



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.