O município de Pinhal de São Bento registrou saldo positivo na geração de empregos formais em 2024, de acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Entre janeiro e outubro deste ano, foram contabilizadas 258 admissões e 192 desligamentos, resultando em um saldo de 66 novos postos de trabalho.
Embora os números de Pinhal de São Bento sejam modestos em comparação com grandes centros urbanos como Curitiba e Londrina, o saldo positivo é um indicativo importante de dinamismo econômico local. O desempenho reforça a tendência estadual, que mostrou crescimento em 83% dos municípios paranaenses, totalizando 163.206 empregos com carteira assinada no mesmo período.
O setor de serviços foi o grande propulsor do mercado de trabalho em nível estadual, e é provável que tenha influenciado positivamente o município. Em todo o Paraná, a geração de vagas apresentou equilíbrio de gênero, com contratações quase iguais entre homens e mulheres, além de maior inserção de jovens de 18 a 24 anos no mercado formal.
Pinhal de São Bento se junta a outros 130 municípios que criaram entre 50 e 999 novos postos de trabalho ao longo do ano.
Via: Vale Sudoeste/Luiz Felipe Max - Foto: Luiz Felipe Max