
Em uma ação conjunta realizada nos dias 23 e 24 de janeiro, a Polícia Federal e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) flagraram um desmatamento ilegal em área de proteção ambiental no município de Capanema, Paraná.
A operação, que ocorreu na linha Santa Terezinha, interceptou um trator de esteira e uma retroescavadeira no momento em que iniciavam a retirada da vegetação nativa em uma área de amortecimento do Parque Nacional do Iguaçu. A rápida intervenção das autoridades evitou danos ambientais ainda maiores.
Diante da irregularidade, a área foi imediatamente embargada e os maquinários foram apreendidos. O proprietário da terra foi autuado e responderá pelos crimes ambientais cometidos.
A ação demonstra o compromisso das instituições em proteger as áreas naturais e responsabilizar os infratores. O Parque Nacional do Iguaçu, uma das maiores e mais importantes áreas protegidas do Brasil, abriga uma rica biodiversidade e é um dos principais destinos turísticos do país.
Via: Vale Sudoeste/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação/PF