
O Ministério Público Eleitoral da 83ª Zona Eleitoral de Santo Antônio do Sudoeste manifestou parecer contrário ao pedido de cassação do prefeito de Pinhal de São Bento, Paulo Falcade de Oliveira, proposto pelo ex-prefeito Jaime Carniel e o ex-vice-prefeito Aliqueu Savoldi.
Na ação ajuizada em novembro de 2024, os candidatos derrotados nas eleições de 2024 acusaram o prefeito e seus aliados de utilizar práticas ilícitas vencer o pleito eleitoral. Entre as alegações, constavam a suposta compra de votos – envolvendo transações financeiras com eleitores e a realização de ações que, segundo os acusadores, visavam beneficiar o grupo político.
Contudo, o parecer final do MPE, assinado pelo Promotor Eleitoral Tiago Inforçatti Rodrigues, destacou que as provas apresentadas são insuficientes para comprovar o abuso de poder econômico e político. Segundo o documento, os relatos e as atas notariais foram produzidos de forma unilateral e carecem de elementos corroborativos que pudessem sustentar a cassação do mandato.
“O conjunto probatório apresentado não permite concluir de forma inequívoca a prática de ilícitos eleitorais.”, afirmou o parecer do MPE.
Agora, o processo será encaminhado para a juíza eleitoral proferir a sentença, que deverá sair nos próximos dias.
Via: Vale Sudoeste/Luiz Felipe Max - Foto: Luiz Felipe Max